Selecione um país

Carregando, por favor espere

Segurança contra incêndios

Esses conselhos são essenciais para um sistema adequado de prevenção de incêndios.

  1. A água nem sempre é a solução
    Há quatro tipos de incêndios, e cada um requer medidas específicas para controlá-los. Os incêndios de classificação A, por exemplo, podem ser apagados com pressão de água, espuma ou extintores químicos de diversos usos. Um incêndio de classificação B pode ser contido com dióxido de carbono, pó químico seco comum e extintores químicos de diversos usos. Certifique-se de que sabe como escolher e utilizar o extintores de incêndios adequados.
  2. PASS – Seu caminho rumo à segurança
    Isso é algo que todos devem saber. Todos os funcionários devem ser capazes de operar um extintor com o método PASS: arranque o lacre; aponte para a base das chamas; aperte o gatilho e esparrame de um lado para outro.
  3. Práticas de prevenção de incêndios
    Como na medicina, a melhor cura é a prevenção. Por que esperar para que um incêndio ocorra? Estabeleça medidas de segurança contra incêndios, tais como a proibição de fumar em locais propensos a incêndios, evitar uma sobrecarga de cabos elétricos, controlar os aparelhos elétricos com problemas, etc. Em geral, a prevenção de incêndios implica em isolar o fogo das suas três principais fontes: o combustível, o oxigênio, e o calor. Eliminando-os, é possível deter qualquer incêndio ainda no início.
  4. Conheça o Plano de Ação de Emergência
    Como desempenhar um papel na extinção de incêndios não é seu trabalho, quando houver um grande incêndio, não tente bancar o herói. Chame os bombeiros imediatamente. Esteja suficientemente familiarizado com o Plano de Evacuação de Emergência e o Sistema de Comando de Incidentes para que não entre em pânico e saiba o que fazer. Certifique-se de conhecer e dominar o método de Resgate – Alarme – Segurança – Extinguir/Evacuar.
  5. Abaixe-se e sobreviva
    Setenta e cinco por cento das mortes relacionadas a incêndios são causadas por envenenamento com monóxido de carbono devido à inalação de fumaça, muitos morrem não pelas chamas, mas asfixiados. Caso esteja preso no meio de um grande incêndio, abaixe-se o máximo possível – arraste-se pelo chão. Os gases tóxicos contidos na fumaça ficam no alto e começam a descer lentamente, portanto estar perto do chão aumenta as possibilidades de sobreviver e escapar.