Selecione um país

Carregando, por favor espere

Prevenindo Assédio no Local de Trabalho

O Artigo 5º da Constituição Federal de 1988 garante que todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no Brasil a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade. No entanto, muitas formas recentes de assédio, como o bullying no ambiente de trabalho, não estão necessariamente previstas nessa lei histórica. Ajude a identificar e prevenir formas emergentes de assédio no trabalho com essas dicas:

  • O assédio vira digital
    Postar comentários maldosos no blog ou página social de um colega de trabalho pode ser uma forma de assédio virtual, apesar de esse comportamento não ocorrer dentro do escritório. Assédio virtual pode criar um ambiente hostil, no qual um colega sente-se desconfortável, desrespeitado ou ameaçado várias e várias vezes.
  • Traga o Bullying para a pauta
    Muitas entidades reconhecem que o bullying impacta negativamente na moral e performance de um funcionário. Por isso, propuseram leis anti-bullying para seus ambientes de trabalho. Sugira uma política anti-bullying para seu supervisor, posicione-se contra os assediadores e ajude a proteger as vítimas. Se você é uma vítimas, reporte o caso para seu supervisor ou para o departamento de Recursos Humanos.
  • Cuide com o humor inapropriado
    Você pode estar apenas brincado, mas piadas podem ser consideradas uma forma de assédio. Em casos típicos de assédio, os tribunais pesam mais as percepções e sentimentos da vítima, e menos a intenção do assediador. O que você pode achar divertido pode não ser para os outros, então é melhor ser consciente sobre as piadas que contas e as pegadinhas que prega.
  • Esteja atento a terceiros
    Você pode não se preocupar com prestadores de serviços/contratantes, mas tenha em mente que eles podem assediar você ou seus colegas. Por isso, denuncie-os quando estiverem engajando-se com comportamentos inapropriados.
  • Acabe com o sexting
    Se você está pensando em enviar imagens e mensagens picantes para um colega, entenda que isso pode ser considerado assédio. Você pode ter uma conexão com o destinatário, mas mensagens e fotos sexys podem passar dos limites. E pior, sempre haverá um registro de sua mensagem, pronta para ser usada em investigações e julgamentos.