Selecione um país

Carregando, por favor espere

Entrevistas: Além da Imagem

Muitas pessoas entram na sala de entrevista tranquilas, confiantes e vestidas para impressionar. Apesar de todo o seu encanto e habilidade com as palavras, pode não ser a pessoa adequada para o trabalho.

Nem sempre características tão atraentes garantem um desempenho eficiente, podendo inclusive criar problemas. Uma pessoa não adequada para o cargo em questão pode reduzir a produtividade, a moral e aumentar o volume de trabalho, sem contar os prejuízos financeiros.

O que levará a detectar a pessoa adequada é um conjunto de princípios sólidos. Esses são os que realmente ajudam a chegar ao ponto-chave. Revelam quem realmente merece ser contratado.

Entrevista de Trabalho: Como Avaliar Corretamente mostra técnicas de entrevista que ajudam a eliminar ao candidato chamativo e contratar os que realmente são merecedores.

  1. Revisão da descrição do cargo atual
    Não se detenha em detalhes irrelevantes. Podem ser seguros, mas isso não é realmente o que está em jogo. É necessário saber as "CDH" (conhecimentos, destrezas e habilidades) necessárias para o trabalho. Estruture a entrevista de forma que possa responder à pergunta "Pode realmente realizar as tarefas ou simplesmente preenche com encanto sua forma de atuar?" É necessário comprovar o currículo do candidato. Se há "lacunas" ou se necessita informação mais específica, pergunte.
  2. Em primeiro lugar, estabeleça uma relação
    Antes de fazer essas perguntas, deixe o candidato à vontade. Deixe de lado a idéia de que está sendo avaliado e testado, e comprove se o entrevistado pode manter a calma quando se está distante, intimidante ou agressivo.
  3. Seja moderado em perguntas sobre informação
    Perguntas fechadas (resposta sim ou não) devem ser limitadas, porque não dizem muito a respeito das habilidades práticas de uma pessoa. Além disso, as respostas às perguntas fechadas podem estar já no resumo: idade, a última colocação, etc. Faça perguntas abertas como "Quais são seus sentimentos referente aos seus supervisores?"
  4. Abuse das perguntas baseadas em comportamento
    Essas perguntas constituem um dos melhores indicadores de desempenho no futuro trabalho. Ajudam a ver por trás das máscaras. A falta de conhecimento seguramente virá à tona. Com uma ou duas perguntas técnicas específicas, pode-se saber se o entrevistado sabe realmente o que está falando. Perguntas baseadas no comportamento seriam algo como: "Conte-me sobre um projeto onde obteve sucesso", o que pode dar uma idéia da filosofia de um candidato e de sua estratégia.
  5. Termine com perguntas situacionais
    Finalizando, proponha uma situação potencial ou problema que se refere ao trabalho e peça ao candidato para resolvê-lo. Esse método ajuda a concentrar-se num fato importante: se o entrevistado possui realmente o que se necessita para realizar o trabalho. Um exemplo poderia ser: "Em nossa fábrica há materiais perigosos. O que faria se emuma noite se depara com um vazamento de substâncias químicas na fábrica?"