Selecione um país

Carregando, por favor espere

Comunicação Empresarial Responsável

No mundo em alta velocidade dos dias atuais, basta um momento de descuido para criar uma correspondência empresarial que pode custar tempo e dinheiro da sua organização, bem como impactar negativamente sua reputação.

Lembre-se destas dicas para uma comunicação empresarial responsável:

  • Amplie suas definições de Correspondência Empresarial

No mundo digital atual, até mesmo um memorando ou a anotação mais casual podem ser preservados ou arquivados, e tornar-se parte de uma cadeia de comunicação que tem extensas implicações legais. Correspondência empresarial também inclui notas escritas à mão, rascunhos, mensagens de texto, memorandos entre escritórios, mensagens em redes sociais, e até mesmo notas auto-colantes e anotações em um documento

  • Entenda a linha tênue entre formal e informal
    Atualmente, é muito difícil separar o trabalho de nossas vidas pessoais. Tenha cuidado com o que você escreve. Você pode pensar que é particular, mas algo pode ser considerado correspondência empresarial e portanto sujeito  a investigações legais futuras.
  • Siga a "regra da manchete"
    Antes de comprometer-se a escrever algo, pergunte-se: "eu estaria confortável se essa comunicação ou qualquer parte dela estivesse na manchete de capa do jornal de amanhã?"
  • Atente-se aos contextos
    O risco de algo ser tomado fora de contexto é um dos principais riscos de uma comunicação pobre e irresponsável. Quanto mais tempo passar após você escrever um comentário num documento, menos provavelmente você se recordará de seu significado ou contexto.
  • Siga regras básicas de comunicação
    Escreva claramente, cuidadosamente e conscientemente. Contenha-se de fazer julgamentos de valor em sua escrita. Atenha-se aos fatos e escreva o que você conhece, e nunca assuma uma autoridade que você não tem; portanto, não dê garantias.